Páginas

Postagens populares

domingo, 1 de agosto de 2010

El paseo del tiempo- Barrio San Telmo


O passeio pode começar na Plaza de Mayo- onde está a Casa Rosada- a dica é sair da casa rosada e pegar a Calle Defensa- esta rua é um ensaio para as tendas da San Telmo.




Calle Defensa



As tendinhas da Defensa


Para quem preferir pode ir de metrô- aliás em BUE é muito fácil se locomover gracias ao "metro". Ah e faça uma reza para pegar o vagão antigo preservado pela metrovias, originário de quando foi construido.
Repara só que lindo todo de madeira...um luxo...eu amo andar nele... é literalmente uma viagem!!!






Buenos Aires é uma cidade multifaceta. Apresenta- nos desde passeios glamurosos em teatros fabulosos onde só se entra com traje de gala até visitas permeadas de historicidade e memórias incessantes. Visitar o bairro San telmo, conhecido por comercializar usados, faz parte destes passeios cheios de história. Sempre, quando vou a Buenos Aires faço questão de visitar san telmo, aos domingos ...claro, pois é o dia que acontece a feira de antiguidades. Para mim, visistar San Telmo faz parte de um ritual de reciclagem- este lugar me faz muito bem, me renova e sou capaz de ficar horas e horas, a tarde interia visitando as barracas repletas de antiguidades impensadas. Sem dúvidas, a feira de San Telmo é meu lugar no mundo. Já pensei várias vezes em me mudar para Buenos Aires e viver em San Telmo....quem sabe!!!
O Bairro é realmente muito tentador,durante a semana um típico bairro portenho calmo, acolhedor- os vizinhos se conhecem e mantém relações fraternas- muito seguro e repleto de fruteiras em meio aos antiquarios chiquérrimos e característicos da região.








EL PASEO DEL TIEMPO- este lugar é surreal!!! é um prédio antigo com estrutura e ladrílios do século passado. Já na entrada, dá para sentir a atmosfera vintage do lugar. Nos cômudos dos apartametos, ficam os brechós um do lado do outro. Tudo que se vê é inacreditável, desde a coleção de bonecas antigas, chapéus antigos, adornos de cabeça com penas, cristaleiras, cristais, taças, cobertas de mesas, sofas, óculos, roupas, até os trilhos, toalhas e camisolas antigas vindas da frança em pura seda e rendas preciosas.
Oque mais eu amo são as roupas antigas: vestidos de gala- eu já fico imaginado uma noite de tango baile- estolas de pele, visons, peles e pedrarias feitas a mão, adornos de penas, roupas confeccionadas de rendas e bordados franceses e ingleses...tudo muito maravilhoso e acessível. Uma vez, Comprei uma camisola antiga, branca de cetim e renda francesa( a renda é inacreditável, feita á mão, e a durabilidade ... sem comentários ... buenos a camisola é dos anos 30 e picos e estava inteira, uso como vestido de festa). Vale a pena recorrer as tendas e ver a historicidade de tudo, desde os azulejos e ladrilios antigos até fechaduras antigas. Tudo muito velho, mas com memória.






Las calles de San Telmo










O começo da feira. Aos domingos, fecham as ruas que cercam a Plaza do Rego, onde se aglomeram as tendas cheias de vintage.








El varón del tango - O senhor, dançando com uma visitante um tango baile, claro que ela era argentina e mandou muito bem. Abaixo, a senhora sentada na cadeira é sua acompanhante de baile. O par se apresenta a mais de vinte anos na feira, todos os domingos. È lindo... e para completar um senhor violonista toca e toca a alma de quem pára para apreciar o espetáculo.











Em meio as roupas e peles antigas tri style vintage.




A dama do tango. Esta senhora baila mucho....lindooo






















































En el paseo del tiempo... rememorando!!!










































Para encerrar o passeio com chave de ouro vale a pena almoçar no Café San Juan. Um restô pequeno, aconchegante, onde você encontra uma comida elaborada e muito gostoza. Aliás os portenhos, falando de gastronomia, estão anos luz a nossa frente. Você encontra desde comida vietnãmita até uma perfeita comida italiana ou um asado feito com a melhor carne do mundo. Para encerrar, o café deixe para tomar no Bar Café do Rego, fica na muvuca da Plaza, onde estão as tendas. O bar é antiguissímo e famoso, todo trabalhado na madeira inclusive nas paredes e o inusitado fica por conta das paredes assinadas. Todos que lá vão deixam registrada a passagem nas paredes.

Eu amo Buenos Aires, amo San Telmo, amo rememorar e comemor a belleza y el alma del vintage San Telmo.

































Um comentário:

  1. Ale, parabéns pelo belo Post, acredito que seja um dos mais legais que já publicaste no blog. A maneira apaixonada como descreve San Telmo e a criatividade na produção do post fazem qualquer um sentir vontade de visitar o local e mais, falar contigo para que conte tuas experiências.

    Bjs mil

    ResponderExcluir