Páginas

Postagens populares

terça-feira, 8 de março de 2011

LANVIN PARIS FASHION WEEK 2011/2012



LANVIN

A Lanvin veio linda e a cara de Alber Elbaz. De imediato, não achei lá essas coisas o desfile, mas depois ao ver com calma percebi a complexidade do fashion show.
Alber Elbaz transitou entre o final dos anos sessenta e anos setenta. O viés setentinha ficou por conta das silhuetas mais fluidas, dos chapéus e os anos sessenta se materializaram nos volumes, nos cortes longe do corpo, na silhueta larga quase casulo e meio tulipa avantajada... assim ...lembrando muito Cristóbal Balenciaga.
Aliás, para mim, o estilista contemporâneo que mais evidencia a filiação com a obra de Balenciaga é Elbaz. A habilidade e o amor pelos volumes e drapeados só foram vistos com similitude na obra de Cristóbal. Alber consegue trabalhar ao seu modo os volumes, que o capturam, fazendo a Lanvin ser a grife, ao lado de Prada, mais desejada em 2010. Realmente Elbaz trabalha de forma vanguardista o "fazer o corte" da roupa. Os volumes de Elbaz não são os mesmos de Balenciaga, embora lembrem muito. Hoje Elbaz vem com idéias pontuadas pelas novas tecnologias, são cortes a laser que dão a impressão da roupa estar perfeitamente mal acabada. Os drapês geralmente em tecidos leves que dão uma idéia gostoza de improviso na roupa, na verdade escondem por trás delicados pensamentos e técnicas acerca do corte e costura.
Pensar a Lanvin hoje é pensar em volumes, cortes sofisticados ( cortes pioneiros que são resgatados e melhorados com o tempo, eu diria atualizados), é pensar em feminilidade chique, rebuscada na fluidez de sedas e voiles. Também, é pensar em tecidos tecnológicamente armados, duros que dão a idéia de armaduras contemporâneas. A Lanvin também é shape tulipa, que está viva nas ruas e na passarela da Lanvin, é maxibijus, ainda, pois a gente  quer usá- las.
Com os dizeres acima, justifico um pouco do meu engado na primeira análise dos modelos apresentados pela Lanvin.
A Lanvin evidenciou peças usáveis assim como sempre faz. A grife veio tão ela, tão Alber Elbaz que eu estranhei. Mas oque é um artista contituido que já tem lugar se não isso. Alguém que possui traço que o identifica como tal, que possui aura, que possui  um estilo inscrito na história tal como Alber Elbaz faz e faz tão perfeitamente bem.  

    

A melhor coisa que fiz foi ver o vídeo, tinha apenas visto fotos do desfile e não acompanhado toda a evolução. Pude perceber ao ver o vídeo a atmosfera do desfile da Lanvin e a grandiosidade da obra Alber Elbaz.Veja os detalhes do desfile nas imagens que seguem e o vídeo na sequência:




Nenhum comentário:

Postar um comentário